segunda-feira, abril 29, 2013



REPRESENTAÇÕES E FUNÇÕES

FUNÇÕES DOS LIPÍDIOS
Os lipídios são muito importantes (na dose certa), porque eles têm várias funções, tais como:

 ENERGÉTICA - toda energia utilizada nas atividades diárias do organismo vem das reservas de glicídios e lipídios em quantidades, relativamente, iguais;


 PROTETORA - QUATRO (4%) do lipídio corporal protege órgãos vitais, servindo de escudo contra choques e traumas sobre o coração, os rins, o baço, o cérebro e a medula espinhal;


3ª ISOLANTE - o lipídio armazenado nos tecidos subcutâneos orgânicos, age como isolante térmico num ambiente frio;


 TRANSPORTADOR - o lipídio serve para transportar as vitaminas A,D,E,K que são solúveis em lipídio (são lipossolúveis). Uma dieta pobre em lipídios poderá levar o organismo a deficiência destas vitaminas;



 SACIADOR DA FOME - a presença do lipídio no intestino delgado promove a liberação de uma substância "bloqueadora do apetite". Por isso, aconselham-se, pequenos intervalos entre as refeições, já que o lipídio leva 4 horas para ser absorvido pelo intestino delgado. Desta forma evitamos grandes porções de alimentos de cada vez.




O que diz a biologia?




    Muitas teorias sobre a fome são discutidas historicamente a respeito dos componentes biológicos. Cannon e Washburn lançaram a teoria da contração estomacal, a qual estabelece que sabemos que estamos com fome pelas contrações do nosso estômago. Em seu estudo do balão, Washburn engoliu um balão preso a um tubo, e então o balão foi inflado dentro do seu estômago. Quando o balão foi inflado, ele não sentiu mais fome. Mais tarde, esta teoria foi contradita pelo fato de que pessoas cujos estômagos foram removidos ainda sentiam fome. A teoria da glicose estabelece que sentimos fome quando nosso nível em glicose sanguínea está baixo. Bash conduziu um experimento com uma transfusão de sangue de um cachorro saciado para um cachorro com fome. A transfusão resultou em finalização da contração do estômago do cachorro com fome, e deu suporte à teoria. Mas LeMagnen sugeriu que os níveis sanguíneos de glicose não mudam muito em condições normais. A teoria insulínica sugere que sentimos fome quando nossos organismos detectam um aumento no nível de ácidos graxos. A ativação do receptor para ácidos graxos cataliza a fome. A teoria da produção de calor sugerida por Brobeck estabelece que sentimos fome quando a temperatura do nosso corpo cai, e quando aumenta a fome diminui. Isto explicaria pq tendemos a consumir mais durante o inverno.

Fome e consumo baseado em aprendizado
   
   A fome não pode ser verdadeiramente explicada somente pelos seus componentes biológicos. Como seres humanos, não podemos ignorar nossa parte psicológica, o aprendizado e os componentes cognitivos da fome. Diferentemente de outros seres humanos, nós humanos usamos um relógio externo na nossa rotina diária, incluindo quando dormimos e quando comemos. Este horário externo cataliza a fome. Por exemplo, quando o relógio aponta meio dia, hora do almoço, muitas pessoas sentem fome só pq é hora do almoço. Esta fome é catalizada pelo comportamento aprendido. Além disso, o aroma, sabor ou textura dos alimentos também disparam a fome. Por exemplo, se a pessoa gosta de batatas fritas, o cheiro delas pode despertar sua fome. Contudo, esta preferência em sabor, aroma ou textura é uma preferência aprendida culturalmente. Se uma pessoa não gosta de sushi, o cheiro dele não desperta fome. Bem interessante, pois as pessoas também sentem fome por um sabor em particular, mais especificamente, pelos 5 sabores básicos: doce, azedo, amargo e salgado. Por exemplo, um expressão ouvida com frequência é "estou com fome de algo doce". As pessoas permanecem com fome até estes 4 sabores ficarem saciados.

Fome e consumo baseados em cognição

     As cores também contribuem para a fome. Olhando uma banana amarela pode-se querer consumi-la, mas uma banana vermelha não. Da mesma forma, vermelho ou verde podem despertar fome em uma maçã, mas não azul. É difícil encontrar alimentos naturais com cor azul, porque a mãe natureza não produz alimentos azuis. Diz-se então que azul é um suprimidor de apetite. A cor afeta muito a fome.
   Muitas pessoas consomem alimentos baseados em seu conhecimento de quais alimentos são bons para a saúde. Por exemplo, baixo teor em gorduras, baixo teor em açúcar e baixo teor em sódio são reconhecidos como dietas saudáveis. De vez em quando, as pessoas aprendem a mudar sua preferência e querem consumir "bons alimentos" somente.

CURIOSIDADE:

CONSTIPAÇÃO E NUTRIÇÃO

  Os padrões normais das fezes são diferentes para cada pessoa. Algumas pessoas possuem movimentos intestinais mais que uma vez ao dia enquanto outras podem ter uma a cada 2 a 3 dias. De que forma, fezes normais não devem ser penosas ou difíceis de passarem.



Fonte:


  A constipação é definida como movimentos dos intestinos que podem ser infrequentes, duras ou difíceis de passar. A constipação pode ser um problema crônico, de longo termo, ou ocorrer de vez em quando. Pode ser resultado de medicamentos, condição médica, atividade insuficiente, ou uma dieta pobre em fibras ou líquidos.





Referências bibliográficas:

K. M. Neufeld, N. Kang, J. Bienenstock, J. A. Foster. Reduced anxiety-like behavior and central neurochemical change in germ-free mice. Neurogastroenterology & Motility, 2011; 23 (3): 255 DOI: 10.1111/j.1365-2982.2010.01620.
Elsevier. "Stress affects the balance of bacteria in the gut and immune response." ScienceDaily22 March 2011. 3 April 2011 <http://www.sciencedaily.com/releases/2011/03/110321094231.htm>. 


http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=141242
http://www.sciencedaily.com/releases/2011/02/110201083928.htm
http://www.sciencemag.org/content/332/6025/32
http://www.sciencedaily.com/releases/2011/03/110323140247.htm





Nenhum comentário: