terça-feira, abril 16, 2013

LIPÍDEOS
       
  São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.



Os lipídios podem ser classificados em :

Glicerídeos



São materiais formados por glicerol e ésteres de ácidos graxos. Esses compostos podem se encontrar no estado sólido e líquido, o estado físico dos glicerídeos vai determinar sua denominação, por exemplo: glicerídeos sólidos dão origem a gorduras e os líquidos correspondem aos óleos.

Cerídeos 

São formados pela união de álcool a uma ou mais moléculas de ácidos graxos. Compreende as ceras animais e vegetais, sendo mais frequente no reino vegetal. Embora tenha valor econômico, não têm a mesma importância que as gorduras e óleos. As ceras de carnaúba e de babaçu, por exemplo, constituem bases alternativas para geração de energia. São encontrados também na secreção de alguns insetos, como a cera das abelhas.




Carotenoides

São pigmentos lipídicos amarelos, vermelhos e laranjas, insolúveis em água e solúveis em óleos e solventes orgânicos. Estão presentes nas células de todas as plantas, nas quais desempenham o papel importante no processo de fotossíntese. Os carotenoides são importantes também para os animais. Por exemplo, a molécula de caroteno de um carotenoide alaranjado presente na cenoura e em outros vegetais, é matéria-prima para a produção da vitamina A, essencial a muitos animais. Essa vitamina é importante, por exemplo, para nossa visão, pois é precursora do retinal, uma substância sensível à luz presente na retina dos olhos dos vertebrados.




Fosfolipídios



Formam a camada dupla da membrana celular. A molécula do fosfolipídio solubiliza-se, ao mesmo tempo, com a água e com os lipídios. Isso é possível porque possui uma porção hidrófila (afeição a água), o fosfato, e uma porção hidrófoba (aversão a água) constituída pelas cadeias lipídicas. Os principais exemplos de fosfolipídios são a lecitina e a cefalina.


Esteróides


São Lipídios que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. São derivados do ciclopentanoperidrofenantreno, um composto que consiste de quatro anéis não-planares fusionados.

esteroide mais importante é o colesterol, que possui um grupamento OH na posição C3. Esse grupamento polar OH confere-lhe um fraco caráter anfipático, permitindo que este esteroide seja um componente majoritário das membranas plasmáticas animais; enquanto que seu sistema de anéis fusionados lhe fornece uma rigidez maior do que outros lipídios de membrana.


O colesterol é o precursor metabólico dos hormônios sexuais, do glicocorticóides, mineralocorticóides, ácidos e sais biliares e vitamina D.
O colesterol pode também ser esterificado a cadeias longas de ácidos graxos formando ésteres de colesterol, os quais são totalmente hidrofóbicos, não fazendo parte da constituição da membranas biológicas.

No próximo encontro falaremos mais da classificação dos lipídeos.

(Orismar Almeida).

2 comentários:

Elivando Santana disse...

ultimamente o Omega-3 ganhou popularidade devido às suas propriedades funcionais e vem sendo adicionado em diversos produtos pela indústria alimentícia,devido as inúmeras propagandas que induz muitas vezes o consume excessivo desse lipídio gostaria de ver uma publicação que contemplasse os mitos e verdades sobre o Omega-3.

Unknown disse...

Boa Noite!
Caro elivando, estaremos publicando o mais breve possível.
Obrigado pela sugestão.