segunda-feira, maio 27, 2013

CURIOSIDADE

Manteiga fora ou dentro da geladeira?



Manteiga: alimento de fácil degradação.


Qual é o melhor local para armazenar a manteiga? Se você é daqueles que deixa este derivado do leite fora da geladeira só para facilitar na hora de passá-lo no pão não sabe o risco que está correndo.

Este ingrediente fundamental do café da manhã é um dos que apresenta maiores riscos de perecer. Seu ingrediente principal, o creme de leite, é rico em gorduras passíveis de sofrerem oxidação. A porcentagem de gordura láctea na manteiga é de 82 %.

Como se vê, a manteiga é composta basicamente por gorduras, e se deixada em ambientes inadequados (exposta ao calor) certamente sofrerá deterioração. Se você ingerir este produto com qualidade comprometida poderá passar por uma desagradável intoxicação alimentar.

É fácil perceber se a manteiga está estragada, o gosto amargo e rançoso é característico de gorduras oxidadas.

Por que a geladeira é a melhor opção para guardar a manteiga? A temperatura nos refrigeradores gira em torna de 0 a 5 °C, neste ambiente as bactérias não se proliferam e o produto tem sua vida útil prolongada.

Tudo bem que na geladeira a manteiga se conserva por mais tempo, mas quando resfriada ela adquire um aspecto bem durinho, eis o problema! Se você deseja obter a manteiga em uma consistência mais pastosa (o que facilita bastante na hora de passá-la no pão) é só retirá-la minutos antes do consumo. Mas lembre-se, este período não pode exceder duas horas.

Dica: se você não quer acordar de madrugada para retirar a manteiga para o café da manhã às 08, deixe-a na porta da geladeira, onde a temperatura é mais amena (menos fria).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: