segunda-feira, maio 20, 2013

  • Os Glicídios:


Os glicídios também conhecidos como açucares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em diversos tipos de alimentos. O mel, contém o glicídio glicose; da cana é extraída a sacarose, muito utilizada em nosso dia-a-dia; o leite contém o açúcar lactose; e frutas adocicadas contêm frutose e glicose, entre outros tipos de glicídios.


Glicideos.jpg



CELULOSE: É o carboidrato mais abundante na natureza. Possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano.

Glicogênio: É o polissacarídeo de reserva da célula animal. Muito semelhante ao amido, possui um número bem maior de ligações a (1,6), o que confere um alto grau de ramificação à sua molécula. Os vários pontos de ramificação constituem um importante impedimento à formação de uma estrutura em hélice.

AMIDO: É o polissacarídeo de reserva da célula vegetal, formado por moléculas de glicose ligadas entre si através de numerosas ligações a (1,4) e poucas ligações a (1,6), ou "pontos de ramificação" da cadeia. Sua molécula é muito linear, e forma hélice em solução aquosa.



image003.gif

[[image:fileC:/Users/Angelica/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-2.png]]



  • Principais Glicídios:

Glicose, glucose, dextrose ou açúcar de uva


É uma aldo-hexose de fórmula C6H12O6. A glicose é encontrada nas uvas e em vários frutos e pode ser obtida também industrialmente pela hidrólise do amido.

. (C6H10O5) + nH2O ---------> n C6H12O6 
. Amido Ácido Glicose


GLICÍDIOS E OBESIDADE: É importante destacar que o consumo de glícidios, em excesso pode levar a pessoa a obesidade. Quanto mais se ingere doces, maior é a liberação de insulina, e menor passa a ser a concentração de glicose no sangue, o que te faz sentir vontade de comer ainda mais doces e engordar mais, para elevar a concentração de glicose no sangue (glicemia) de volta aos níveis normais.




Nenhum comentário: