segunda-feira, maio 06, 2013



GORDURAS

As gorduras são uma fonte de energia altamente concentrada e são usadas para acionar as reações químicas do organismo.

Há dois tipos de gorduras – saturadas e não saturadas. Diferem na composição química e na forma como afetam seu organismo. As saturadas são encontradas em derivados do leite e em alguns produtos de origem animal. Eleva a quantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de doença coronariana. A maior parte das gorduras vegetais fornece quantidades maiores de gorduras não saturadas, mais saudáveis.

Uma dieta gordurosa
Quase todos os ocidentais comem muito os dois tipos de gordura. Uma dieta saudável deve proporcionar não mais que 30% da ingestão total de calorias em forma de gordura. Sempre que possível, devem ser escolhidas gorduras não saturadas.

Um nutriente importante
Embora o excesso seja prejudicial, alguma gordura é saudável. Pequenas quantidades de ácidos graxos liberados de gorduras digeridas são usadas como componentes estruturais das células, sendo, pois, importantes para o crescimento e restauração das células. As gorduras são também valiosas no transporte das vitaminas A, D, E e K.

Como seu organismo transforma a gordura da alimentação

As gorduras que ingerimos passam pelo estomago e vão para os intestinos, onde são dissolvidas pela ação de sais biliares, liberados pelo fígado. Enzimas secretadas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos e glicerol, que podem penetrar na parede no intestino. Ali, eles se recombinam à razão de três moléculas de ácido graxo para uma de glicerol, formando triglicérides, usados pelo organismo para fornecer energia. Esses triglicérides são absorvidos pelo sistema linfático e passados à corrente sanguínea, que os transporta, ligados a proteínas e colesterol, a células em todo o corpo.

Uma fonte de energia
As células usam os ácidos graxos e o glicerol como fontes de energia. Toda a gordura em excesso é armazenada sob a pele, causando aumento de peso e obesidade. Alguns triglicérides são também transportados para o fígado, onde são usados para produzir colesterol.


Fatos sobre as gorduras
As gorduras têm muitas calorias. Fornecem cerca de 9 calorias por grama, contra apenas 4 por grama de carboidrato.




Nenhum comentário: